Só quem já passou pela situação de ter um download interrompido aos 90% ou 95% sabe o quanto isso é frustrante. Para evitar esse e outros contratempos, a melhor saída é usar um gerenciador de downloads. Entre outras funcionalidades, esse tipo de software torna possível reiniciar uma transferência a partir do ponto em que ela foi interrompida.
Quando o assunto é compartilhamento de arquivos, boa parte das pessoas acaba recorrendo a uma tecnologia peer-to-peer (P2P), como os torrents. Porém, muitos sites e blogs disponibilizam arquivos em sites de compartilhamento, como o Mediafire. E como é de praxe, esses sites possuem algumas inconveniências para os usuários que não compraram uma conta premium para o serviço.
Normalmente, arquivos muito grandes são divididos em partes menores, que depois são enviadas para o site. Mas o usuário não pode, por exemplo, baixar mais de um arquivo ao mesmo tempo. Além disso, precisa sempre digitar um código antes de baixar um arquivo, para provar que não é um bot. E como se não bastasse, existe um intervalo de tempo entre um download e outro, que aumenta à medida que mais e mais arquivos são baixados.
INSTALAÇÃO
A instalação do software é muito rápida e simples de ser executada. Depois de baixar o arquivo hospedado pelo Baixaki, execute-o para iniciar o assistente de instalação. A primeira intervenção do usuário é a escolha do idioma. E felizmente o português está entre as línguas disponíveis, tanto o brasileiro quanto o europeu.Primeira execução
Além disso, é aconselhável que o usuário baixe e instale todas as atualizações disponíveis. Aliás, o ideal é que o software seja constantemente atualizado, já que disponibiliza updates aos montes por meio do sistema de atualização automática do JDownloader.
Baixando arquivos
A utilização do software é muito simples. Principalmente se a integração com o navegador tiver sido habilitada. Nesse caso, basta clicar no link de download para que o endereço do arquivo seja adicionado à fila do JDownloader.Captcha, capice?
Captcha é um tipo de teste usado por sites para se certificarem de que algumas funções serão utilizadas apenas por humanos, evitando assim que scripts desenvolvidos por spammers, por exemplo, possam sobrecarregar o sistema.Caso não consiga, o usuário pode informar a string manualmente, por meio do próprio gerenciador de downloads.
IP novo
O JDownloader tem um botão desenvolvido especialmente para essa função. Caso queira utilizá-la, clique no botão “Obter um novo IP reconectando a sua conexão com a Internet”.
Contas premium e Configurações
Quem adquiriu planos de contas premium em alguns sites também poderá usá-las com o JDownloader. Basta cadastrar os dados de login no menu “Premium”.Além disso, vale a pena dar uma olhada nas opções disponíveis na aba “Configurações”. Lá é possível definir detalhes da aparência e das funcionalidades do software, como a quantidade de downloads paralelos permitida, configuração de proxy e do comportamento do programa.
Comentários